Breve resumo do filme Diário de Motocicleta

 

Pela complexidade do ser humano, o filme mostra o fato de uma simples idéia do protagonista em aventurar-se mundo afora, fazê-lo com que se deparasse frente à realidade da sociedade, e reagir às suas imposições.
A descoberta por lugares desconhecidos e sua adaptação ao ambiente, o levou a uma auto-descoberta por um mundo interno que ele mesmo desconhecia.
“Diários de motocicletas” retrata com clareza as muitas situações em que o ser humano, enquanto sujeito, sente-se na obrigação de se envolver para que suas limitações sejam aceitáveis, evitando assim, seu fechamento no ambiente em que convive. Podemos considerar isso como uma constante troca entre ele, e o ambiente.
Segundo Nietzsche (Apud RUSS, 1994), a vida é a melhor e a mais conhecida forma do ser como ser no ambiente e então se mostrar. Isto é, as variedades de experiência, seja interior ou exterior, vivenciadas pelas pessoas envolvidas no processo de convivências, fundamenta a necessidade de um quadro de referência abrangente em relação à adaptação humana.

Elinete Ribeiro butterfly.gif

About these ads

79 comentarios en “Breve resumo do filme Diário de Motocicleta

  1. que merdaaaaaaaa
    minha professora passou um trabalho sobre isso….foi em dupla, mas memso assim não conseguimos fazer quese nda, ela pediu no minimo 15 e maximo 25….sabe quANTAS fizemos? 16!!!!
    Não recomendo a professor nenhum passar esse filme para seus alunos, mas recomendo aos alunos que assistam, pois o filme é muito interessante sem que precise ser cobrado nenhuma atividade a seu respeito!!!
    Falou galera….ah e seu professor passar um trabalho sobre o filme leva ele para a colonia de leprosos e deixa ele morrer sozinho.
    Fuizzzzzzzzz

  2. Olá Elinete!
    Já tinha ouvido comentarios sobre este filme, mas só vim assiti-lo na faculdade, a professora de Sociologia da Educação nos indicou esse filme e passou o resumo dele como requisito pra nota… é, o filme é bastante interessante e não acho esforço nenhum em produzir um breve realto sobre o mesmo… creio que esses metodos são bem mais eficazes que aulas tradicionais, enquanto nosso Sistema não muda por completo, pra melhor, vamos dando nossos passinhos firmes para inovação!
    Ah, enquanto seu “breve resumo”: ele é bem compacto e simples!
    Gostei, usarei como base no meu srsrs

  3. aiiiinH.. creedu mais esses ProfessoreeS taaum doidos meesmos.. Num tem u q passar na auula. e ficaa aii passando Filme pra fazer RESUMO .. aiaiaiaiiaia.. Aiinda mais a Miinha Prof de Espanhol, num da conta de daR aula, passo esse filmee pra gentee faze RESUMO.. O fiilme eH otiimo, muito INTERESSANTE meesmo.. Mas fazee resumo?? Ta de brincadeRaa neaH?!!!

  4. Eiiii
    Alguem pode me ajudar ?!?!
    Eu gostaria de saber se alguem pode me contar o final do filme ou me indicar alguma pagina na internet que tenha, pois tenho uma prova amanhã e não achei o filme para assistir o resto, eu só assisti ate um pouco mais da metade no colégio…
    Obrigada!!!

  5. Oi Josué, o filme tem as cenas com o protagonista, o Che, mas ele vai com o Alberto Granado, o sobrevivente que que vive em Cuba e que conta a história. No final, esse Alberto, vê um um vôo sendo levantado. Alberto Granado que auxiliou o diretor Walter Sales a conduzir a história do roteiro real falando como as cenas se passavam.
    Espero ter ajudado
    boa prova!!!
    Elinete

  6. Oi José Volcano,
    Esse resumo foi um assunto discutido numa de minhas aulas. A intencao foi dizer o que o filme tenta mostrar, as cenas sao importantes, mas nao necessárias no tema aqui abordado. Mas uma dica, há um novo filme sobre o mesmo assunto, é um filme espanhol e se chama CHE, EL ARGENTINO, e seguramente colocarei um resumo com fotos marcantes.
    Obrigada!!!
    Elinete

  7. Gentée tudo bein ?
    Preciiso responder algumas perguntas sobre esse filme pq mêo professor passou . Vou dizeer quaais são queem pudeer me ajudee beijão .
    ah teem que seer resumos pequenos !
    Perguntaas ->1° Resuma a história do filme :
    2°Quais são os problemas sociais mais encontrados nos paises visitados por Albertoe Ernesto qme sua viagem pela Amériica Latiina ?
    3°qual parte causa mais reflexão ?

  8. Oi Suzane,
    1a- o resumo do filme está na pagina de meu blog, é simples e fácil de entender.
    2a-Os problemas sao os mesmos de hoje, a desigualdade, o preconceito, e a desinformacao dos menos desfavorecidos.
    3a- como citado no resumo, o filme mostra à realidade da sociedade, em muitas situacoes sociais da pobreza, desigualdade e principalmente o descaso imposto para os menos válidos (no caso, os leprosos), ainda vividas nos dias atuais.
    No mais, usarei o que coletei de outro blog:
    Fora isso, só sobra mesmo a figura mística de um homem frio, cínico, fanático (“não posso ser amigo de quem não compartilha dos meus ideais”; “fazer de cada revolucionário uma fria e calculista máquina de matar) que a esquerda inflou à alturas estratosféricas. Somente a propaganda mais engajada e a exploração maciça da mesma podem transformar um fracassado como Che Guevara num herói de milhões. Aliás, não só a propaganda: a burrice e a desinformação também.

  9. Olã..Td bem?
    Eu queria que alguem ai que soubesse responde-se.
    Pois meu professor passou essas perguntas sobre o filme, e não consigo responde-las.
    Alguem porfavor me ajude ai!!
    1ªAponte como os EUA da America interferiu na politica cubana.
    2ª Realacione Guevara e Che guevara.
    3ªPorque as pessoas de hoje em dia usam simbolos do Cheguevara em blusas e outros acessorios!!!??

  10. oi gente!
    Eu não sei o que fazer.Será q alguém pode me ajudar a responder essa questão,quais as caracteristicas da personalidade dos dois personagens principais do filme?Por favor,gente.DESDE DE JÁ BIGADO.BJIM

  11. oi gente!
    Eu não sei o que fazer.Será q alguém pode me ajudar a responder essa questão,quais as caracteristicas da personalidade dos dois personagens principais do filme?Por favor,gente.DESDE DE JÁ BIGADO.BJIM

  12. Gostaria de uma ajuda para responder algumas questões sobre o filme:
    1-objetivo da viagem
    2-países visitados
    3-grupos etnicos que aparecem no filme
    4-condições econômicas dos grupos étnicos, suas atividades e seu trabalho
    5-passagem do filme em que Che demonstra preocupação com o social, dos países visitados
    6- tipos de paisagens do filme: vegetação, clima, relevo e hidrografia.
    P.S. Sei que foi interessante, mas fiquei meio perdida para responder as questões passadas pelo professor

  13. então…
    minha prof passou esse filme mais foi em espanhol…
    ela pediu resumo e a sala inteira não conseguiO fazer certo…
    o filme é bom…
    más pra ver
    pra resumir é osso

  14. Poha!
    Tb meus psores mandaram faze trab do filme..oq eh melhor: foi em geografia E espanhol!
    ngm merece neh?
    Ainda por cima pediu pra fla TDOS os paises q eles passaram alem d t q peskisa a biografia d che gevara!
    Tdo issu valendo MISEROS 3 pontooos!
    Afe!
    q Merda kra!

  15. elinete muito obrigada !! vc ajudou bastante com esse breve resumo!!! precisamos de pessoas assim como vc a disposição para ajudar nos estudantes em ar puros!!!!!!!!!!valeu nos estudantes , de tecnico em biblioteconomia agradeçemos…

  16. meu prof de geografia tbm mandou eu fazer um RELATÓRIO sobre o filme mais eu neem seei comoo fazeer isso, e acho que todo mundo da minha sala já alugou, neem deve taa mais na locadoraa :S

  17. Meu professor de geografia passou esse trabalho, pois nesse bimestre estamos estudando a cuba e eu acheei muito legal e interessante ! gosteei muito, é por isso que eeu te amo, roberto. roberto : meu professor :D

  18. Afff! Minha professora de Introdução à Enfermagem passou um trabalho sobre esse filme também, para fazer um relatório… Todo mundo já entregou, menos eu… Tô só enrolando a professora!! uahsuhaushauhsuah’
    =D~

  19. Minha professora Josilvânia passou esse filme, mas com idioma em Espanhol. Gostei do filme…é bem legal…agora ela passou para fazer um resumo critico sobre o filme, e como esperado, em Espanhol…to fazendo…

  20. Olá
    Sou de Lidianopolis Pr
    Estou fazendo uma pesquisa e li uma matéria de seu blog
    gostaria de saber se vc pode me responder essas perguntas
    1- Como os problemas de saudes eram tratados nos paises latino amerianos apresentado no filme?
    2- Que sonhos moviam Che antes da viagem e que sonhos passaram a move-lo após visitar os paises da america Latina?
    3- O que fez che a chegar a conclusão de que a divisão da américa latina em fronteiras é uma ilusão?
    4- o filme mostra a escravização de pessoas em alguns países da américa latina . Quem são os exploradores, qual o interesse das grandes nações nos países latino-americanos?
    Se voce puder me responder agradeço de coração
    um Abraço!

  21. Olá Fábio, obrigada por visitar o blog. Respondendo suas perguntas:
    1- O filme retrata varias cenas do sofrimento de uma aldeia na Amazônia peruana que isololava os leprosos numa colônia e esses nao podiam ultrapasar um determinado limite. Na visita a Peru, forma até a cidade histórica de Cuzco, antiga capital do império inca, bem como, as ruínas de Macchu Picchu, onde ficam extasiados com sua enorme beleza. Passaram por Lima e seguem para San Pablo, onde são aguardados para trabalharem no Leprosário local. É aí que o jovem Ernesto começa a questionar uma série de valores. Uma das coisas que mais o deixam impressionado é o fato das casas do corpo médico e das freiras que trabalham no local serem erguidas numa das margens do Rio Amazonas, enquanto a colônia dos leprosos fica na outra. No dia em que completa 24 anos, após ser saudado pelos colegas de trabalho, Ernesto decide atravessar o rio a nado para comemorar seu aniversário ao lado dosleproso.
    2 – O filme conta sobre aventura e ao mesmo tempo, um drama vivido por eles (Che e Alberto). Eles decidiram viajar pela America sobre duas rodas, numa moto batizada de La Poderosa” mais por aventura que outra coisa, mas foi o contato com o sofrimento do povo latino-americano nas fronteiras que transformou o médico Ernesto em Che, o revolucionário. Ao deparar-se com ese povo, de fisionomias marcadas e endurecidas pela vida, camponeses que perderam suas terras pelos latifundiários, leprosos que vivem isolados numa ilha no meio do Amazonas, peruanos de Macchu Picchu que não tem trabalho e ainda sofrem com os resultados da colonização española, ele muda seu foco, e o Ernesto, médico, acaba se transformando em Che, o revolucionário . E por ele ser socialista, simpatizante da União Soviética, o idealismo sem dúvida foi sua fonte de inspiração.
    3 – Foi o desejo por uma sociedade igualitária. Também o fez participar ativamente de guerrilhas com o objetivo de mudar a ordem então vigente, pois, agora que já tinha visto a diferença entre a riqueza dos países mais desenvolvidos e a pobreza e miseria ao redor desses, vivia num contexto de divisão ideológica mundial (comunismo e capitalismo). Isso tudo fez com que Che Guevara assumisse um posicionamento político-ideológico em defesa desses povos oprimidos, declarando abertamente sua simpatia às propostas comunistas.
    4 – No deserto do Atakama, Chile, o Che conheceu um casal de comunistas que reforçaram suas ideologías. E como ele necessitava trabalhar, acabou abandonando seu filho, buscando trabalho em uma mina de cobre, administrada por norte-americanos, onde os trabalhadores são muito mal tratados, escravizados e vivendo em condiçoes precárias. Apesar de ser considerado um fenômeno mundial, sabe-se que o “ouro” não foi partilhado por todos os países igualitariamente e que essa prosperidade ficou restrita à pequena parte da população dos países capitalistas desenvolvidos, principalmente os Estados Unidos, principal explorador da área e Europa. A perceber-se dessa situação despertou o desejo de luta por uma vida mais digna para esse povo que vivia sob o jugo imperialista norte-americano.
    Espero ter ajudado!
    Elinete

  22. minha professora passou este filme , mas inves de um trbalho , ela vaii dar eh uma prova ¬¬’ … o filme eh bom .. mas eu esperava maiis dele

  23. Olá Lampert, o filme é apenas uma parte da história, e por ter temas pedagógicos, até hoje é solicitado algo sobre tal, principalmente em cursos superiores. Quanto a sua pergunta, o Chile, como alguns lugares da europa, tem uma clima temperado com grande amplitude témica que proporciona a precipitação de neve. No entanto, há um site onde você poderá obter maiores informaçoes sobre o tema:

    http://mundogeografico.sites.uol.com.br/geral16.html

  24. kkkkk, já sei que muitos não gostam, por isso eu resolví ajudá-los com esse pequeno resumo, porque até hoje ele é pedido nas escolas e universidades!!!
    boa sorte com o trabalho de vcs!
    E que vc possa ter boa nota Getrio

  25. Eéh esses professores viuu… a minha tmb passou esse filmee… naum sei se eh bom, porque eu e minha amiga sabe, matamos aula na hora desse filme xD e o outro dia q ela foi termina de passa o filmee nóis dormimos.. ta uma blz faze o resumo.. bjo0s gente =**

  26. minha professora passou esse filme. eu adorei só que não consigo responder nem metade do roteiro que ela passou! porra, odeio atividade sobre filme e odeio minha professora. é uma vadia! _|_
    fui.

  27. esse filme é uma merda pois tive q faze umn trabalho sobre isso
    tirei uma nota orrivel pois não sabia de nada *//*ah professora é uma vaca de ter passado isso ae o nome dela é kelly pirua vadia odeio ela *
    vive tirando ponto de mim * só pk os pias da sala fika me beijando
    é claro né sou linda *
    mais ja tenho dono
    andersom te amo meu amor *

  28. uma merda isso?! minha prof passou valendo 100 minhaa fessora Cristiane Sodré! um cú ela
    poha uma merda esse filme o que eu fasso?? em lugar nenhum tem a sintese dessa porra ..
    me ajudem por favor, o trabalho é pra amanha dia 26.10.2009
    vlw pra quem me ajudaar ..

  29. umaa bosta dee filme !
    minha profª kelly de geografia feiz eu assistir realmentee uma merdaa naum existe filme pior qe esse !
    querem um conselhoo ?
    - naum assistam essa porra
    uzem melhor o tempo de vcs !

  30. A me ajudem preciso desse trabalho pra ontem, nao consegui assisti o filme
    minhas perguntas são:
    1. Qual a origem de Erneto Che Guevara e sua formação acadêmica?
    2. Qual o contexto de sua aventura sobre duas rodas?
    3. Quais elementos mais relevantes da aventura de Che e seu amigo pela América, que modificaram os valores de Che?
    4. Relate o momento mais emocionante do filme, na sua concepção?
    5. O que a travessia à nado de Cue Guevara até a outra margem do rio onde estavam os leprosos diz sobre sua personalidade?
    6. Relate a participação de Che Guevara na Revolução Cubana.
    Por favor me ajudem !!! preciso muito disso. brigadinha !!

  31. Kauan, você deve aprender a ler e inerpretar ao invés de copiar e colar, o meu site é visitado e comentado por professores como eu, no qual sabem de onde os alunos tiram. E vê se tem respeito ao falar publicamente! OK?

  32. Estou fazendo um trabalho sobre esse filme … As questoes que tenho que responder sao???
    1) Voce gostou do filme ? SIMMM
    2) O que mais chamou atençao no filme ?
    3) Ao final do filme quais mudanças conseguimos perceber nos personagens???
    4) Que mensagem o filme deixou para voce ?
    Me ajude por favor !!!
    Obrigada

  33. Na mesma época do Alberto e Guevara e sem saber da aventura deles, piloto e garupa brasileiros durante 41 dias percorreram 6.000km através da Rio-Bahia atravessando 6 estados.
    Do “Chê” surgiu o livro “De moto pela América do Sul”.
    Da nossa aventura fiz agora o original Motociclistas Invencíveis com base no Diário que levei. Relato aventura, amor, solidariedade e a filosofia de superar obstáculos.
    Se digitar no Google “Rotaway”; clicar no 1º Rotaway; depois na Aventura de Motocicleta em 1960. Verá capítulos com fotos e documentos da viagem.

  34. meu prof de artes passou esse filme pra fazer o resumo e gostei mt de trabalhar com ele!!!é uma historia ñ tão interessante mas bem envolvente!!

  35. Veeeelho, Cala boca todos vocÊs, esse filme é foda e ajuda no vestibular,isso é históóóória gente! E ó que eu odeio estudar não sou aquela nerdzinha não cara! Vocês estão reclamando de pouca merda, tomam vergonha na cara e vão estudar, é só um trabalhinho, eu também vou ter que fazer, e gosteei muito do filme!

  36. presiso desssa respostas pra ontem…
    1a-qual o nome do deserto e em que pais fica?quala atividade economica la desenvolvida?
    2a-qual a realidade da vida das pessoas encontradas ao longo do filme?
    SUPER Presiso da ajuda de vcs….

  37. adorei o filme,pois mostra muita emoção e aventura;na verdade eu prestei atenção e achei que foi muito bem bolado.hááááá´a nossa profe tambem mandou uma prova sobre isto,mas é claro que com consulta no resumo néééé´!!!!!!!!!

Deja un comentario

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s